Se você é um novo empreendedor e está começando a vislumbrar suas vendas ou prestação de serviço de maneira mais consistente, pode ser hora de oficializar o seu negócio.
No entanto, muitas pessoas ainda se perguntam: afinal, quando devo abrir um CNPJ?
Essa dúvida ainda é muito recorrente e muitas pessoas se questionam se realmente vale a pena, afinal, ao abrir uma empresa, há custos com impostos mensais.
Se você está se vendo nesse cenário, não se preocupe, neste compilado você irá conferir dicas importantes para descobrir se é hora de se tornar uma pessoa jurídica e como você pode utilizar isso a seu favor. Confira:
Vantagens de ter CNPJ
Hoje em dia existem muitos produtos bancários e recursos operacionais destinados às pessoas jurídicas.
Por exemplo, muitas vezes, financiamentos e empréstimos são concedidos sob melhores condições às empresas.
No entanto, um dos principais benefícios relativos à oficialização, é quanto à previdência, já que, ao pagar os impostos, automaticamente estará contribuindo com o seguro social.
Assim sendo, o empreendedor ficará amparado e irá manter direito a auxílio-maternidade, auxílio-doença, além de ter assegurado o tempo de contribuição para aposentadoria.
Por fim, outro benefício importante a quem tem CNPJ, é que, dessa forma, você pode conquistar novos públicos, já que muitas instituições ou até mesmo pessoas físicas só consomem serviços ou produtos mediante a emissão de nota fiscal.
Outro fato a se considerar, é que hoje em dia é possível abrir empresa sem muita burocracia e pagando impostos reduzidos.
Por exemplo, para quem está começando, o MEI – Microempreendedor Individual – pode ser a melhor opção e abrange uma série de categorias empresariais: restaurantes, lanchonetes, manicure, cabelereiros e demais serviços e comércios.
Além disso, a carga tributária do MEI é determinada a partir da categoria, mas gira em torno de cinquenta reais mensais. Só não se esqueça de declarar em seu Imposto de Renda.
Quando abrir o CNPJ?
Se você já vem trabalhando informalmente e se pergunta quando abrir um CNPJ, a resposta deverá ser analisada de acordo com alguns fatores:
Você possui um volume constante de vendas ou prestação de serviço mensais? Eles cobrem o imposto mensal? Se a resposta for sim, então pode ser o momento ideal de oficializar o seu negócio.
Quando se trata de MEI, no entanto, é necessário estar atento ao teto limite de ganhos, já que nessa categoria, a empresa pode ter um lucro de até R$81.000 reais ao ano.
Uma vez que o teto for ultrapassado, é necessário pagar imposto sobre o excedente e, quando o limite for ultrapassado a partir de uma determinada alíquota, então pode ocorrer o desenquadramento.
Se, após analisar seu negócio, você verificou que tem a ganhar com a oficialização, então é hora de abrir um CNPJ e aproveitar os benefícios que isso pode oferecer.
Além disso, você pode captar recursos para investir no seu negócio e torná-lo ainda mais atrativo, já que existem muitos programas de fomento ao empreendedor, oferecendo ótimas taxas de juros para aquisição de empréstimos para capital de giro, por exemplo.
Seja qual a for decisão tomada, considere que sua empresa tem muito a ganhar e se você deseja alçar novos voos e chegar a novos patamares, então esse é o primeiro passo.