Dicas para retomar o crescimento de sua empresa pós-crise
Recessão econômica é um termo que assusta os empreendedores, isso porque normalmente nesses períodos as vendas e serviços caem consideravelmente, diminuindo exponencialmente o lucro.
Em 2020 não apenas o Brasil, mas o mundo se deparou com uma crise que afetou praticamente todos os países e muitos negócios foram à falência, principalmente os que não possuíam um consistente fluxo de caixa para se manter durante o período.
A lentos passos o mundo vem retomando sua economia e novas medidas governamentais vêm sendo implementadas, visando suprir as demandas básicas das pessoas físicas e jurídicas.
Se você é empresário ou gestor, nesse momento é primordial manejar a situação de forma estratégica, para que possa retomar a economia e ver os números voltarem a subir.
Para ajudá-lo a enfrentar esse período com mais assertividade e vislumbrar melhores resultados, preparamos algumas dicas. Confira:
1. É hora de testar o público!
No cenário de crise, em relação à economia, temos basicamente dois segmentos de consumidores:
Os que tiveram sua renda interrompida, como é o caso de certos profissionais autônomos, alguns comerciantes ou até mesmo aqueles que trabalhavam formalmente, mas que foram desligados devido à contenção de gastos nas empresas, e do outro lado, temos a parcela que continuou trabalhando e, portanto, tendo renda, mas que não tinham onde canalizar seu dinheiro, pois o comércio e muitos serviços ficaram por algum tempo sem operacionalizar, ao menos presencialmente.
Nesse sentido, é hora de as empresas testarem a e sentirem o tato mercadológico. Dessa forma, seja qual forem as estratégias adotadas, o momento requer parcimônia e não estratégias mirabolantes, com gigantescos investimentos, uma vez que é preciso ter tato para compreender sentir esse novo terreno.
2. Utilize linhas de crédito estrategicamente
Diante da crise instaurada, o Governo liberou uma linha de crédito empresarial para ajudar na retomada à economia com taxas de juros muito mais acessíveis.
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – PRONAMPE concedeu, durante a primeira fase, auxílio aos empresários e agora, na segunda fase, irá dispor de mais de R$14 bi de crédito empresarial.
João Rabelo, vice-presidente do Agronegócio do Banco do Brasil, aponta que cerca de 160 empresários serão beneficiados.
Essa linha de crédito pode ser muito útil como capital de giro ou até mesmo para quitar dívidas com credores. No entanto, é importante ter cautela para que a dívida não acabe virando uma bola de neve, algo que não é raro de acontecer quando a gestão financeira peca nas estratégias econômicas.
Dessa forma, faça planejamentos de gastos e acompanhe o controle orçamentário de forma detalhada. Dessa forma, o incentivo governamental pode ajudar sua empresa a recuperar o fôlego.
Vale ressaltar que a taxa de juros praticada pelo PRONAMPE é de 1,25, mais a taxa Selic, que soma 3,25% ao ano.
3. Aposte na inovação
O mercado está saturado de empresas com soluções tradicionais. Para conquistar e fidelizar uma nova parcela de consumidor, agora é a hora de investir em inovação.
Pesquise sobre seu mercado, acompanhe as estratégias de empresas que são referência no nicho que você explora. Com base nisso, você pode traçar novos rumos para o seu negócio.
Muitas vezes não é necessário fazer grandes investimentos para inovar. Talvez uma nova forma de comunicação, novo design, reformulação de produtos com uma pegada orgânica, as opções são infinitas. Mostre ao seu consumidor final o que você pode oferecer de diferente do mercado tradicional e por que ele deve gastar sua renda no seu negócio.
Mais do que nunca, agora é hora de oferecer soluções.
4. Atendimentos à distância após a pandemia
Para não parar de operar, muitas empresas passaram a aderir a modalidade de vendas e atendimentos à distância, na maioria das vezes pela internet ou aplicativo.
Muitos gestores que conseguiram se adaptar relatam extremo sucesso no ambiente virtual.
Se veio dando tão certo, por que não continuar com operações à distância mesmo quando o distanciamento social não for mais obrigatório?
Aderir a uma proposta de atendimento misto, ou seja, presencial e virtual pode potencializar seus resultados, pois nesses casos, os limites geográficos e temporais podem ser superados.
Isso irá representar um potencial maior de vendas e, consequentemente, de lucros para o seu negócio.